Movimento Terras -

29 de abril de 2011

Certificação sustentável - BREEAM

O setor da construção civil está relacionado a significativos impactos ambientais. No Brasil, as atividades da construção e utilização dos edifícios têm levado ao consumo de cerca de 50% da energia elétrica gerada, 20% da água tratada, 75% dos recursos naturais extraídos do meio ambiente e a produção de 80 milhões de toneladas de resíduos por ano.

Por isso, profissionais e empresas ligados à cadeia construtiva e que tem consciência deste quadro e buscam melhorar a qualidade dos espaços construídos. Com soluções que preservam o meio ambiente, ao mesmo tempo em que promovem o conforto e bem-estar das pessoas - para esta e as próximas gerações - o número de empreendimentos que visam obter uma certificação ambiental é cada vez maior. Seguindo essa nova tendência, o Movimento Terras é o primeiro representante na Améica Latina do BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method).

O BREEAM é um método de avaliação de construção sustentável muito comum na Europa e na Ásia. Porém, nas Américas, essa certificação ainda é inédita. Criada em 1992 na Inglaterra, essa empresa já aprovou mais de 110 mil empreendimentos em vários países.

Para obter o selo BREEAM, é necessária uma avaliação dos métodos propostos nos projetos a fim de garantir a característica de sustentabilidade de uma edificação. Dentre os muitos aspectos avaliados estão a redução de consumo de água e energia, a diminuição do impacto ambiental dos materiais, a racionalização da emissão de carbono e geração de resíduos, entre outros.

Os principais diferenciais do BREEAM em relação às demais metodologias, como o LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, do Green Building Concil, são:
- o rigor e profundidade de seus critérios, constantemente atualizados devido a sua estreita relação com pesquisas acadêmicas e análise laboratorial do ciclo de vida de materiais e sistemas;
- a sua adaptabilidade para ser aplicada em diferentes culturas, por utilizar-se de calibragens regionais para refletir questões de diferenças ambientais que afetam outras partes do planeta.

O BREEAM tem um número expressivamente maior de prédios registrados ao redor do mundo, em relação às outras certificações: mais de 110.000 edifícios. O LEED, por exemplo, tem em torno de 20.000 edificações certificadas, enquanto o HQE (Haute Qualité Environnementale) tem um pouco mais de 1.500.


A certificação de construções tem grande receptividade pelo público, agregando muito valor e respeitabilidade aos empreendimentos e sendo, ela mesma, mecanismo de comunicação e divulgação do movimento por um mundo mais sustentável.


O objetivo maior da certificação BREEAM é contribuir para o desenvolvimento do ambiente construído, avaliando e propondo soluções mais sustentáveis para diferentes programas de projeto e promovendo a transparência e o atendimento de conforto e necessidades das pessoas agora e nas futuras gerações.

13 de abril de 2011

Tijolo de entulho

A geração de entulho de uma obra é sempre uma questão complicada. Seu destino quase sempre é um aterro sanitário o que, aliado a outros tipos de lixo, aumenta a contaminação do solo. Além de poluir e degradar nosso meio ambiente, esse material descartado também joga no lixo toda a energia e força de trabalho usadas para sua criação.

Agora, uma nova invenção pode mudar o pensamento sobre a execução de uma obra. São os tijolos feitos de entulho. Pensando na redução do impacto ambiental da construção civil, uma empresa gaúcha criou uma máquina capaz de moer toda sorte de materiais, de restos de concreto a pisos a cerâmicas transformando o que normalmente seria descartado em tijolos de qualidade.

Essa nova tecnologia elimina uma parte considerável do lixo nos aterros, reutilizando o entulho e processando novos tijolos. Podendo eliminar também uma parte da produção de tijolos tradicionais, reduzindo a poluição, o consumo de energia e criando uma nova área de atuação na construção civil.