Movimento Terras -

2 de agosto de 2011

Tijolos Ecológicos produzidos por mão de obra carcerária


Inaugurada a seis anos, uma fábrica de tijolos está inovando na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A fábrica produz tijolos ecológicos com mão de obra carcerária.

Os tijolos são produzidos por detentos que cumprem pena do Presídio Industrial Esmeraldino Bandeira, dentro do complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio.

Os presos recebem um salário mínimo como remuneração e trabalham dentro das normas de segurança e carga horária do ministério do trabalho. A produção mensal é de 50 mil tijolos e cerca de 250 internos já foram capacitados.

Os tijolos ecológicos são feitos de barro, pó de pedra e 10% de cimento. Nessa mistura, 85% dos materiais é de solo natural e não há necessidade de combustão no processo, o que dispensa o consumo de energia poluente.

Além das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), os tijolos ecológicos também serviram de base para a construção de quiosques do Detran, da parte administrativa do Porto Açu, em São João da Barra, de escolas municipais e estaduais, além, da reforma da sede da Fundação Santa Cabrini.